Casas d’Arada

Encontre a harmonia com a natureza.

Tavares exterior 2

casa do tavares

Esta casa de pedra, aos olhos daqueles que por aqui passam, nunca imaginariam que outrora fora habitada por um Tamanqueiro, o Senhor Valentim Tavares e sua família; a mulher, Purificação e os seus sete filhos!

Sim, sete filhos, cuja casa era visitada pelas pessoas na aldeia para encomendar chancas e tamancos consoante a sua medida.

Através dos moldes, o Senhor Valentim fazia aquilo que não são de todo, uns sapatos quais queres. E querem saber porquê? Estes eram de pele por cima e de madeira por baixo, facto que nunca deixava os pés arrefecer e que traziam um conforto inigualável.

Dos sete filhos, quem herdou a casa foi o senhor Salomão Tavares, que sempre esteve ligado à hotelaria nas termas de São Pedro do Sul, e que por isso, decidiu reconstruir a casa e torná-la alojamento local. Esperemos que sinta um conforto tão grande nesta casa como o andar dos tamancos do Senhor Valentim Tavares. Boa estadia! 

casa da tecedeira

A casa que aqui vos apresentamos, fora em tempos paredes carregadas de memórias e vivências de uma Tecedeira muito conhecida pela população, a Senhora Maria.

O seu alicerce recolheu passos e passos de pessoas diferentes que por lá passavam ao deixar linho, algodão ou lã e que, passado um tempo, de lá saíam com lindas colchas, mantas, tapetes ou passadeiras.

Na Travessa dos Massadoiros reuniam-se as pessoas a fazer tiras para o tear, que conjuntamente com o algodão, faziam as tão conhecidas mantas de farrapos.

A vida é realmente diferente do que fora outrora, mas esperamos que sintam o mesmo conforto ao de uma manta de linho, algodão ou lã numa noite de inverno. E que como a Tecedeira com as pessoas da aldeia, tenhas uma boa passagem por esta casa, a Casa da Tecedeira.

Clique aqui para ver outros alojamentos, noutros locais, que temos à sua disposição.

O que existe na região:

FALE CONNOSCO